Panturrilha

panturrilhapanturrilha, tanto entre os homens quanto entre as mulheres, é uma das partes do corpo onde mais se deseja definir. O resultado da intervenção cirúrgica são panturrilhas com bom volume e boa curvatura, deixando as pernas com aspecto mais bonito e torneado.

panturrilha, tanto entre os homens quanto entre as mulheres, é uma das partes do corpo onde mais se deseja definir. Graças ao recente desenvolvimento de próteses de silicone de variados formatos, o implante de panturrilha pode ser realizado com mais precisão e os resultados são extremamente favoráveis. O resultado da intervenção cirúrgica são panturrilhas com bom volume e boa curvatura, deixando as pernas com aspecto mais bonito e torneado.

Casos onde a cirurgia de implante de prótese de silicone nas panturrilha é indicada
Originalmente a cirurgia para implante de prótese de panturrilha era realizada para corrigir deformidades causadas pela paralisia infantil, geralmente assimetrias devido à atrofia em um dos lados. O procedimento também é indicado a pacientes que apresentam uma “batata da perna” com projeção muito pequena e desproporcional em relação ao resto do corpo. A questão da autoestima também é outro fator que atinge o paciente, e com a inclusão de uma prótese, ele poderá se sentir mais seguro em relação ao seu corpo. Há ainda os casos de danos decorrentes de acidentes ou determinadas condições de saúde que dificultam o enrijecimento dos músculos.

Como é feita a cirurgia
A cirurgia é simples, dura menos de 1 hora, e é bem segura nas mãos de cirurgiões especializados. Após o procedimento de esterilização, o cirurgião realiza uma incisão de aproximadamente 4 cm sobre o sulco da parte de trás de cada joelho. Deste modo, a cicatriz obtida na cirurgia é quase imperceptível, pois fica exatamente sob esta linha natural do corpo.

Feita a incisão, afastadores seguram a pele e o cirurgião abre espaço para a introdução da prótese. Uma bolsa é formada abaixo da fáscia que envolve o músculo gastrocnêmio. A utilização de drenos não é rotineira, mas pode ser necesária. O cirurgião então insere o implante esterilizado garantindo um espaço para que fique livre de tensão muscular, o que poderia causar dor. A prótese fica instalada sobre o músculo, o que proporciona um volume natural.

Após a inclusão do implantes, a simetria é verificada com cautela para que o resultado seja o mais natural possível. É feita então a sutura com pontos normais que devem ser retirados após aproximadamente 15 dias, geralmente, na consulta de retorno. Normalmente, a alta hospitalar ocorre no dia seguinte, ou no mesmo dia.

Recomendações referentes ao Pós-Operatório
Seguir as recomendações do pós-operatório é  de grande importância para que os resultados sejam seguros. Após a cirurgia, os pacientes devem usar meias elásticas, além de andar com calçados de salto tipo médio. Desta forma, a prótese fixa-se no local correto. Ao tomar banho no dia seguinte à cirurgia, é recomendado o uso de sabão neutro ou glicerinado; o curativo deverá ser refeito após o banho, aplicando pomada adequada sobre todas as cicatrizes e cobrindo-as com gaze seca; seguir todas as medicações prescritas pelo médico, principalmente os antibióticos; evitar a exposição ao sol até orientação da equipe médica nos retornos pós-operatórios.

Fonte: Saúde Medicina, adaptado.