Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento Facial

A cirurgia do rejuvenescimento facial visa atenuar os efeitos do tempo, da gravidade, do stress do cotidiano, do dano solar crônico sobre a face, que resultam na queda dos tecidos, rugas profundas, flacidez cutânea, perda dos contornos da face e do pescoço, de maneira lenta e progressiva.

Rejuvenescimento Facial / Lifting de Face

Após o surgimento de novas técnicas, houve uma grande melhora na qualidade dos resultados das cirurgias para o rejuvenescimento facial, ou “face lift”.

A modernização das técnicas permitiu a redução do número e do tamanho das incisões, bem como a maior naturalidade e durabilidade dos resultados. A cirurgia do rejuvenescimento facial visa atenuar os efeitos do tempo, da gravidade, do stress do cotidiano, do dano solar crônico sobre a face, que resultam na queda dos tecidos, rugas profundas, flacidez cutânea, perda dos contornos da face e do pescoço, de maneira lenta e progressiva. Sendo a face nossa identidade, o nosso “cartão de visitas”, o objetivo do rejuvenescimento facial é promover uma melhora global, devolver a suavidade das expressões, restaurar o contorno perdido e a jovialidade da face e do pescoço, sem os estigmas de um procedimento cirúrgico.

A cirurgia, porém, não é capaz de conter o envelhecimento que ocorre normalmente com todos nós ano após ano e, portanto, não dura para sempre. Mesmo assim, um paciente operado sempre terá uma aparência melhor do que se nunca tivesse sido operado. Geralmente, os resultados mais evidentes permanecem por 5 a 10 anos, e o procedimento pode ser repetido outras vezes. A maioria dos pacientes que realizam esta cirurgia tem entre 40 e 60 anos.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação. É comum a associação com outras cirurgias para um melhor resultado estético da face, como a rinoplastia (cirurgia do nariz) e a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

Lifting Endoscópico Facial

O uso da endoscopia para o rejuvenescimento facial é relativamente recente no nosso meio. Este procedimento visa o rejuvenescimento facial através do reposicionamento dos tecidos localizados profundamente na face, proporcionando resultados efetivos, duradouros e naturais.

O lifting facial endoscópico consiste na realização de incisões de 0,5 a 2 cm dentro do couro cabeludo, sem dano ao cabelo, e com o auxílio do endoscópio, trabalha-se as estruturas profundas da face localizadas na região frontal (sobrancelha caída, rugas de expressão), na região periocular (queda do canto do olho, sulcos profundos) e região central da face (perda do contorno da região malar e da bochecha), poupando estas regiões de cicatrizes visíveis.

Esta cirurgia pode ser realizada em pacientes mais jovens que ainda não necessitem de tratamento na região cervical e terço inferior da face, mas que já apresentam alterações do envelhecimento na região superior e central da face. Podemos associar esta cirurgia, à cirurgia das pálpebras, ao lifting da região cervical, à rinoplastia, ao laser, visando obter o melhor e mais adequado resultado para cada caso.

Este procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação ou anestesia geral. A maioria dos pacientes apresenta no pós-operatório edema (“inchaço”) e equimose (“roxos”) nas áreas tratadas e pouca dor, mas isso é variável de paciente para paciente, e os cuidados pós-operatórios são orientados para minimizar o desconforto.